Luanda Capoeira Luanda Capoeira

BLOG

A Música na roda de Capoeira

03/09 - Categoria: Músicas

Muitos consideram a capoeira um esporte completo, pois consegue trabalhar o corpo todo através de seus exercícios, treinando além de nossos músculos, os reflexos e a coordenação motora.

Por Caroline S dos Santos


Entretanto gostaria de chamar atenção para outra parte da capoeira que merece destaque, a música na roda de capoeira. Ela na verdade é essencial, uma vez que dita o ritmo do jogo que está acontecendo. Para essa diferenciação de jogos temos diversos toques específicos que podem variar de acordo com cada grupo. Exemplificando apenas alguns dos toques mais comuns temos o toque de angola, usado para jogos lentos e com malícia, o toque de benguela, que caracteriza um jogo técnico hora rasteiro, hora em pé e o toque de regional, que dita uma jogo extremamente rápido e por vezes com rasteiras e quedas. 


Os assuntos das composições são os mais variados por vezes a letra que o “cantador” puxa tem a intenção de mandar um recado ou chamar a atenção dos jogadores; podem contar histórias de amor e do dia a dia do capoeirista compositor, além também de contar a história da capoeira, de suas origens e da realidade vivida pelos escravos que viviam nas senzalas das fazendas brasileiras, onde indícios mostram que se originou a capoeira.


A combinação de quais instrumentos é utilizada para formação de uma bateria de roda de capoeira sofreram variação com o tempo, sendo incorreto afirmar uma única formação correta, porém na capoeira contemporânea normalmente pode ser visto uma formação com três berimbaus, um atabaque,  um pandeiro e um agogô, entretanto é importante frisar que a mesma pode variar de grupo para grupo, sendo o berimbau talvez a única presença unânime. 


Falar sobre música na roda de capoeira pode ser um assunto extremamente extenso, entretanto gostaria de encerrar esse breve resumo, e acredito que muitos capoeiristas irão concordar, dizendo que a música na capoeira representa a energia e a vida da roda, a emoção que transborda dos jogadores e transparece nos golpes e defesas.


Convido vocês a fazer um treino e experimentar um pouco dessa o energia que a roda pode proporcionar.